segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Descascar a tangerina

Ontem terminei de ler o livro do Roberto Shinyashiki, "Problemas? OBA!". Muito bom!!! 

Um texto publicado no livro me marcou bastante (veja bem, o autor é desconhecido, mas o Roberto diz isso no livro, então, se alguém souber, manda e-mail pra ele (roberto@institutogente.com.br). Fala sobre o fazer o bem sem olhar a quem! Simples assim!

"Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia: "Pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai faleceu há muito tempo, mas, mesmo assim, ainda sinto como é importante ter alguém ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.

Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com os amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e as pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes ou, então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e os conflitos que nos aflingem diante de decisões e desafios.

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até o último pedacinho e saborear a fruta.

Hoje, depois de tantas frutas que também já descasquei, inclusive muitos abacaxis, já posso "começar o começo" para muitas pessoas que estão aprendendo a resolver problemas. E sei que você tem o coração grande para "começar o começo" para muita gente que ainda vai cruzar a sua vida".

É a 5ª vez que leio este texto de ontem pra hoje. A cada término fico quieta por uns instantes, pensativas... E logo depois um turbilhão de pensamentos e idéias! Sendo assim, desejo que todos vocês possam sempre estar descascando muitas tangerinas!!! 

Ótima semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário